CHÃ GRANDE


Bloco As Catraias do Ateliê arrasta uma multidão em seu 18º desfile nas ruas de Chã Grande


O Bloco As Catraias do Atelie arrastou uma grande multidão na noite deste domingo (02) pelas ruas de Chã Grande em seu 18º desfile. Homens vestidos de mulheres fizeram a festa, levando irreverência e descontração no Carnaval na Serra 2014, ao passo do frevo com a Orquestra Popular de Chã Grande.

O bloco, que tradicionalmente todos os anos sai do antigo atelie de Sérgio, na Rua João Batista de Vasconcelos, enxeu de alegria e irreverência as ruas da cidade, neste que pode ter sido um dos maiores desfiles da troça carnavalesca.

A irreverência é uma das marcas registradas do bloco. Sérgio afirma que é preciso muita coragem dos foliões para trocarem uma vez por ano suas roupas tradicionais, pelas roupas de suas mães, irmãs, amigas ou namoradas.

O que começou como uma brincadeira entre amigos em 1996 transformou-se rapidamente no mais tradicional dos blocos da cidade. Tudo isso teve início com Sérgio, um dos fundadores do bloco, que se diz um admirador do período carnavalesco. Foi essa admiração e a preocupação com o Carnaval de sua cidade que andava esquecido, que fundou com os amigos o bloco As Catraias do Atelie.



















































































Orquestra Frevo Serrano: sucesso em suas apresentações



Acompanhar as apresentações da Orquestra Frevo Serrano, na abertura dos shows do palco do QG do Frevo, no Carnaval na Serra em Chã Grande, tem sido uma atração à parte. Formada por jovens músicos changrandenses, a orquestra, comandada pelo maestro Jailson Alves, tem dado um show a parte em suas apresentações.


Nas apresentações, que contam com os cantores Silvio Costa e Vivian Santos, apenas um ritmo marca presença no repertório: O Frevo pernambucano, que é reconhecido internacionalmente por seu valor histórico e cultural.

Secretaria de Saúde marca presença no Carnaval na Serra 2014 em Chã Grande


A Secretaria Municipal de Saúde também está presente no Carnaval na Serra 2014. Um estande foi montado na Avenida São José, bem próximo a folia. No local que funciona durante toda a festa, o público pode ter acesso a informações importantes com relação as DST's, além de aferição de pressão e realização de curativos.

Entre as DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis), a AIDS é uma das que mais faz vítimas ao redor do mundo todos os anos. A AIDS é uma doença perigosa contraída através do ato sexual sem preservativos, não tem cura e ataca o sistema imunológico do ser humano. 

Preservativos também estão sendo distribuídos, através de campanha do Ministério da Saúde, que está investindo na prevenção da doença em todo o Brasil, principalmente no Norte-Nordeste, onde os números são maiores e estão em crescimento, ao contrário do restante do país, que está com o índice estabilizado, segundo dados do próprio Ministério.


Pernambuco Imortal


Como não admirar este estado de grande riqueza cultural? Terra do Fevo, do Maracatú, do Forró, do Caboclinho, das Cirandas, mas que também acolhe os ritmos de outros estados sem perder a sua identidade.

Este ano a tão falada "pernambucanidade" tomou proporções ainda maiores. A bandeira do estado, tida como uma das mais belas do Brasil, ganhou as camisas de homens, mulheres e crianças, que exibiram com orgulho as cores do Leão do Norte.


Tem início o Carnaval na Serra 2014 em Chã Grande


Ao som predominante do Frevo, ritmo genuinamente pernambucano, o público changrandense lotou a Avenida São José para acompanhar a primeira noite de shows do Carnaval na Serra, que entre as atrações, contou Geraldinho Lins, artista presente todos os anos no desfile do Galo da Madrugada, em Recife.

Formada por jovens músicos  da banda Marcial XV de Março, ambas de Chã Grande, a orquestra Frevo Serrano, que contou com a presença dos vocalistas Silvio Costa e Andréia Santos, foi a primeira atração da noite no palco do QG do Frevo, na Avenida São José. Com um repertório variado, o grupo não deixou ninguém parado ao som do Frevo.

Logo após foi a vez do ritmo caribenho dar o tom na festa com a banda Los Cubanos, que já havia apresentado-se em Chã Grande no Festival Nordestino do Agricultor em 2013. Desta vez, além de executar músicas no ritmo que já são reconhecidos, a Banda também mostrou desenvoltura com o Frevo pernambucano. 

Assediado pelo público logo na chegada ao camarim, o cantor Geraldinho Lins subiu ao palco às 23h para mais uma grande apresentação em Chã Grande. Apesar de por mais um ano ter participado do Galo da Madrugada, o maior bloco do mundo, o artista demonstrou muita energia no show em Chã Grande. O público dançou pra valer com apresentação de Geraldinho Lins, a principal atração do Carnaval na Serra deste ano.

Encerrando a primeira noite de festas do Carnaval, a banda Forró das Estrelas iniciou sua apresentação já na madrugada de sábado para domingo.  

A programação segue neste domingo. Logo às 14h tem banho de cheiro na Avenida São José ao som da Banda Timbaxé. A noite acontece mais uma edição do tradicional Bloco As Catraias do Ateliê. Já no QG do Frevo as apresentações da Orquestra Frevo Serrano, Forró Loirão Elétrico e Forró Cavalo de Aço Elétrico.

































Blocos desfilam na abertura do Carnaval na Serra 2014


Dando início as comemorações oficiais do Carnaval de Chã Grande, chamado de Carnaval na Serra, os blocos Chuchu com Maionese e Zé Pereira desfilaram na noite deste sábado pelas ruas da cidade, ao som da orquestra Popular de Chã Grande.

Os blocos, que já são tradicionais no Carnaval changrandense desfilaram com muito brilho. Principalmente o Chuchu com Maionese, onde todos integrantes desfilaram fantasiados. Cada fantasia fruto da imaginação de cada um.

Ao fim do percurso, os blocos ainda tinham pique para frevar na Avenida São José, e mostrar toda a energia para o público. 





















Bloco EREM João Batista desfila em seu primeiro ano



É Carnaval em Chã Grande. Na tarde desta sexta-feira (28) desfilou pelas ruas da cidade, em seu primeiro ano, o bloco EREM João Batista, criado pela Escola de Referência em Ensino Médio João batista de Vasconcelos.

O animado bloco esteve concentrado na própria escola, na antiga rua da Camela e saiu em direção ao centro da cidade. Contando com a presença dos alunos e professores da instituição, além de passistas de frevo especialmente convidados, fez a verdadeira festa na Avenida, elogiado pelo público que acompanhou. Como bem frisaram os organizadores do bloco, este foi apenas o seu primeiro ano.





Começou o Carnaval 2014 em Chã Grande



Agora é pra valer. Os tambores já saíram do silêncio. O Carnaval 2014 começou em Chã Grande. Na manhã desta sexta-feira (28) desfilou pelas ruas da cidade o bloco formado por integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que integra as crianças do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), ProJovem e CCI (Centro de Convivência de Idosos).

Ao som de ritmos pernambucanos, como o Frevo, recentemente transformado em patrimônio imaterial da humanidade, e o Maracatu, o bloco desfilou com muita animação pelas ruas da cidade, festejando o período carnavalesco.

Ao final do percurso, o grupo realizou uma apresentação especial em frente a Prefeitura Municipal. O público presente prestigiou a apresentação das passistas de Frevo, das meninas do PETI, e dos percussionistas do ProJovem.





Domingo é dia de tradicionalismo nas ruas de Chã Grande



Está chegando a hora do maior e mais tradicional bloco de carnaval desfilar nas ruas de Chã Grande. As Catraias do Atelie vem aí, mais uma vez, em sua 18ª edição, com um grande númerode foliões vestidos à caráter na irreverência carnavalesca.

O bloco mais tradicional do carnaval changrandense foi fundado por um acaso em uma conversa de amigos. Estavam reunidos Adriano, Sérgio, Jackson e Tinho. No ano de 1996 surgiu As Catraias do Atelie, nome adquirido do antigo atelie de onde até hoje o bloco tem a sua concentração. Naquele ano, como era de se esperar, poucos foliões participaram do desfile inusitado, dos homens vestidos de mulheres.

O sucesso começou apenas em 1997, com apoio do comércio local e da prefeitura. Foi a partir deste ano também que o número de foliões cresceu e transformou-se nesse sucesso dos dias atuais. 

Sérgio, um dos fundadores do bloco, é conhecido por ser importante figura do carnaval de Chã Grande. Hoje, ver com orgulho a dimensão do As Catraias do Atelie: "Fico orgulhoso de ver aparticipação do público, ver a grandeza do bloco. Gosto de Chã Grande, gosto do carnaval daqui e o valorizo."

O bloco desfila, como todos os naos, no domingo de carnaval. Este ano dia 02 de março, saindo do antigo atelie de Sérgio, na rua João Batista de Vasconcelos, a partir das 19h. Para participar, o interessado deve apenas colocar sua fantasia e se divertir a vontade. Segundo Sérgio, para participar tem que ter coragem: "Tem que ser homem duas vezes para se vestir de mulher."



Prefeitura de Chã Grande divulga programação do Carnaval na Serra 2014

A Prefeitura de Chã Grande, zona da mata do estado, divulgou na manhã desta quinta (20), a programação do Carnaval 2014.

Intitulado de Carnaval na Serra, entre 01 a 04 de março, com duração de quatro dias de festas, promete agitar a região com artistas de peso do cenário musical. Já no primeiro dia e abertura, sábado de Zé Pereira (01/03), o carnaval da cidade contará com o show do cantor pernambucano Geraldinho Lins, e no segundo dia o evento contará com a Banda do Rio Grande do Norte, e nova no mercado musical, Cavalo de Aço.

Os blocos tradicionais da cidade tem espaço garantido na programação, que promete levar as ruas, trios, paredões e orquestras com muito frevo.




Postar um comentário